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Embalagens com design vendem mais!

Esta é apenas a mais óbvia das muitas razões, para as empresas investirem no design das embalagens dos seus produtos.

A atenção do consumidor é muito disputada no ponto de venda em função da quantidade de opções de produtos e marcas.

Se o objetivo dos produtos é convencer o consumidor e vencer a competição entre os concorrentes disponíveis no mercado, além de uma boa comunicação, é fundamental uma embalagem com um bom design. Num mercado extremamente competitivo como o brasileiro, e com consumidores cada dia mais exigentes, é condição de sobrevivência para os produtos e empresas, transmitir credibilidade, conquistar e manter a preferência dos consumidores.

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Em média 80% das escolhas entre as marcas são feitas nos ponto de venda e menos de 10% delas têm o apoio de outras mídias. Neste momento, a embalagem faz toda a diferença para conquistar estes consumidores. Por isso, a embalagem muitas vezes é decisiva para o sucesso do produto. Não basta apenas ter um excelente produto. Unir a estética, a forma e a função, todos em harmonia, fazem com que o produto seja percebido e desejado pelo consumidor, trabalha a marca e a imagem corporativa, além de marcar território frente a concorrência.

A embalagem com design é uma das formas mais eficientes para se conquistar a preferência do consumidor e um dos investimentos mais rentáveis, porque diferencia e chama a atenção nas gôndolas, produz sensações positivas sobre o produto, hipnotiza e o convence a comprar. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias diz que, 75% das empresas que investiram em design de embalagem, obtiveram aumento nas vendas e, 41% dessas empresas conseguiram ainda reduzir o custo das embalagens utilizando recursos que só o design oferece. A pesquisa ainda provou que os consumidores preferem os produtos com embalagens mais atraentes. Todos estes fatores juntos, fazem como que o investimento em design nas embalagens dos produtos seja um investimento muito baixo frente aos benefícios que ele traz. Prova disso é o incentivo que muitas entidades como a Fiesp, o Senai e o Sebrae tem dado a projetos de design de embalagens e rótulos.

Desenvolver embalagens com design, não é tarefa fácil e muitas empresas fabricantes de produtos, por desconhecerem tudo o que envolve essa atividade, acabam confiando essa difícil missão a empresas que não tem essa especialidade. Mesmo assim, é crescente a demanda por empresas de design de embalagens que além de muita criatividade, também tenham profundo conhecimento do ponto de venda, tenham visão de negócios e conhecimento técnico que engloba conhecer as tendências de comunicação, sustentabilidade, posicionamento de marca e concorrência e até engenharia. São muitas as etapas: de exaustivos estudos até a concepção de um layout campeão, até o acompanhamento da introdução do produto, do desempenho nas vendas, e se necessário correções estratégicas, sem contar o conhecimento necessário sobre a legislação brasileira (e internacional) que impõe regras rígidas sobre as embalagens e rótulos e que podem causar grandes prejuízos quando não são respeitadas. Portanto, colocar design nas embalagem só faz bem. Bem ao produto, a marca e aos lucros.